Criada «Rede de Promoção do Livro e da Leitura» da CPLP

Capital da Cultura
Nota Informativa

O Encontro entre as Entidades Responsáveis pela Promoção do Livro e da Leitura nos Estados-Membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) decorreu nos dias 6 e 7 de maio de 2025, em São Tomé, com a meta de partilha de experiências e boas práticas, ambicionando a criação de uma Rede.

 

A criação formal da "Rede de Entidades Responsáveis pela Promoção do Livro e da Leitura" da CPLP foi um dos principais resultados do encontro, simbolizando um passo significativo para fortalecer a partilha de boas práticas, a concertação de políticas públicas e a mobilização de parcerias estratégicas.

 

A implementação da Rede articula-se estrategicamente com o Eixo de Promoção da Língua Portuguesa nos Sistemas de Ensino, delineado no Plano Estratégico de Cooperação em Educação da CPLP (2022-2026). Tal articulação promove sinergias que reforçam a importância do livro e da leitura enquanto alicerces da educação de qualidade, da valorização da diversidade cultural e da coesão social nos Estados-Membros.

 

Inserido nas atividades da «Capital da Cultura da CPLP – São Tomé 2025», este encontro concretiza os objetivos delineados no Plano de Ação Cultural Multilateral da CPLP 2024-2026, aprovado a 7 de maio de 2024 pelos Ministros da Cultura da CPLP, reunidos em São Tomé.

 

Ancorado no Eixo Estratégico das Indústrias Culturais e da Economia Criativa, o encontro destaca-se pela visão integrada da cultura como motor do desenvolvimento sustentável e pela sua relevância como bem público global. Esta abordagem alinha-se com as conclusões da Conferência Mundial da UNESCO sobre Políticas Culturais e Desenvolvimento Sustentável (MONDIACULT 2022), que reafirmaram a centralidade da cultura enquanto direito universal, vetor de coesão social e catalisador de transformação.

 

 

Últimas Notícias

Ver todas