Arquivos Nacionais reúnem em São Tomé – Capital da Cultura da CPLP

Capital da Cultura
Nota Informativa

No âmbito da celebração da Capital da Cultura da CPLP – São Tomé 2025, a Rede de Arquivos Nacionais dos Estados-Membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) realiza uma Assembleia Geral, nos dias 6 e 7 de maio de 2025, em São Tomé.

 

Este evento pretende incrementar as ações conjuntas entre os Estados-Membros da CPLP, no fortalecimento de cooperação multilateral, nos domínios de formação e capacitação técnica de profissionais de arquivos, na criação de uma plataforma digital para partilha de conteúdos comuns  de natureza histórica do património arquivístico, na aplicação de boas práticas arquivísticas e de conceitos na preservação e digitalização documental.

 

Na Assembleia-Geral, confirmam-se as presenças dos Representantes dos Arquivos Nacionais do Brasil, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São-Tomé e Príncipe, Timor-Leste, bem como o Representante do Secretariado Executivo da CPLP.

 

A realização da Assembleia-geral da RAN-CPLP surgiu no seguimento da realização da Conferência Internacional dos Arquivos Históricos da CPLP, realizada em Luanda, nos dias 18 e 19 de setembro de 2024, e no cumprimento das recomendações registadas nos Estatutos e Declaração de Compromisso.

 

Recorde-se que, em 2014, em Maputo, a IX Reunião de Ministros da Cultura da CPLP decidiu instituir a «Capital da Cultura da CPLP» como iniciativa a implementar no âmbito da cooperação cultural multilateral e estabeleceram que o Estado-Membro que detém a Presidência em exercício da Organização Internacional vai acolher o evento na vigência do seu mandato.

 

Já foram designadas as seguintes «Capitais da Cultura da CPLP»:

- Salvador, Brasil, em 2017;

-Praia e Cidade Velha, Cabo Verde, em 2018;

-Luanda, Angola, em 2022;

- São Tomé, São Tomé e Príncipe, em 2025.

Últimas Notícias

Ver todas