Sessão Solene do Dia 5 de Maio

Luanda

05

mai 2022

O Governo da República de Angola, enquanto Presidência em exercício da CPLP, organiza a sessão solene de celebração do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP e Dia Mundial da Língua Portuguesa

 

O 5 de Maio - Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP e Dia Mundial da Língua Portuguesa vai ser assinalado com uma cerimónia no Ministério das Relações Exteriores da República de Angola, enquanto Presidência em exercício da Comunidade dos Países e Língua Portuguesa (CPLP).

 

A sessão vai decorrer no dia 5 de maio de 2022, e conta com o discurso de abertura pelo Ministro das Relações Exteriores da República de Angola, Téte António, e as intervenções da Ministra da Educação da República de Angola, Luísa Maria Alves Grilo, do Secretário Executivo da CPLP, Zacarias da Costa, do Diretor Executivo do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), Incanha Intumbu, e da Directora-Geral Adjunta da UNESCO para a Educação, Stefania Giannini.

 

Esta sessão abre, ainda, as atividades da «Semana da Língua Portuguesa», uma iniciativa do Ministério das Relações Exteriores e do Ministério da Educação de Angola, sob o lema “Cultura, Língua, Economia, Ciência e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável”, que decorre de 5 a 11 de maio de 2022. Esta atividade pretende valorizar a Língua Portuguesa e a aproximação de professores, linguistas, pesquisadores, diplomatas e demais interessados no conhecimento e desenvolvimento do idioma comum, bem como a promoção de estudos. O programa da «Semana da Língua Portuguesa» vai abordar diversos domínios, nomeadamente, lexicologia, lexicografia, ensino da língua, ensino da literatura, revisão linguística, literatura como arte e política linguística. Esta é a 3ª edição da «Semana da Língua Portuguesa» organizada pelo Governo de Angola, sendo a partir deste ano aberta à participação dos Estados-Membros da CPLP e realizada com a colaboração do IILP.

 

No âmbito das celebrações do da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP, a República de Angola, enquanto Presidência em exercício da CPLP, promove ainda diversas iniciativas inseridas na «Capital da Cultura da CPLP – Luanda 2022».